Nos últimos
anos a educação à distância, tem-se vindo a desenvolver sendo necessário usar
diversas tecnologias para suprimir essa mesma distância.
Segundo Mayer (2001,p.184)
o impacto multimédia no ensino segue diversos princípios: Princípio multimédia;
princípio de contiguidade espacial; princípio da ticontiguidade temporal;
princípio da coerência; princípio da modalidade; princípio da redundância e
princípio das diferenças individuais.
As tecnologias
tendem a ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, estas torna-se
fundamentais no processo de ensino online, pois trata-se da ligação que se
estabelece ente os alunos e os respectivos tutores.
Após a
realização de alguns estudos, comprovou-se que os alunos habituados a
comparecerem nas aulas têm menos sucesso e não se sentem satisfeitos com a
aprendizagem online (Maushak,
Chen, Martin, Shaw, & Unfred, 2000), ou seja, o sucesso escolar de cada individuo
depende bastante dos recursos técnicos e da forma como são utilizados.
Existem
enumeras variedades de ferramentas online, como por exemplo, a impressão, o texto,
o vídeo, os gráficos, o áudio, os dispositivos móveis, como é o caso PDASs e
smartphones, e a Internet.
A impressão
era destacada como sendo um meio fundamental no processo de educação à
distância. Esta possui vantagens, como o custo, a flexibilidade e estabilidade,
no entanto e devido à evolução da comunidade este foi trocado pelos gráficos e vídeos,
assim como pelas videoconferências.
As videoconferências
ao contrário daquilo que se possa pensar possuem características pedagógicas,
entre elas:
- Ligação
direta e contato físico ente os alunos mais dispersos
-
Proporciona-se a oportunidade para alcançar uma aprendizagem de qualidade
- Possibilidade
de uma aprendizagem interativa e ao “vivo”
Não é
novidade, que atualmente os áudio são cada vez mais utilizados no quotidiano
dos indivíduos, iPods, leitores MP3 e Voip, fazem parte das rotinas diárias. Os
áudio trazem algumas vantagens para o sucesso do ensino:
- Maior
facilidade em recordar e memorizar a informação recebida
- A voz
humana é um utensilio fundamental
- Factor de
motivação
- O áudio e
o vídeo podem ser descarregados através da internet
O software
social é constituído pelos serviços de Instant Messaging, IRC, fóruns de
internet, blogs, wikis, serviços de rede social etc. Este tipo de sistema
realça a importância da interaçao entre os grupos direccionados à aprendizagem
e ensino.
O software Open-source surge como resposta ao
poder que os fabricantes de software proprietários detinham. Os apoiantes do
Open-source protegem o uso de software que está aberto a modificações e é grátis,
como forma promover a experimentação e a concorrência. Apesar do Open-Source tornou-se
um movimento credível, contando com uma crescente comunidade profissionais
experientes de tecnologias da informação, e, porque são muitas pessoas
envolvidas a verificar o trabalho um do outro, conseguem produzir software de
elevada qualidade e consistência.
Fahy,P.J.,(s/d). As caracteristicas
dos Meios de Aprendizagem Interativas Online- Athabasca University

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