quarta-feira, 10 de abril de 2013

As características dos meios de aprendizagem interativa online

Nos últimos anos a educação à distância, tem-se vindo a desenvolver sendo necessário usar diversas tecnologias para suprimir essa mesma distância.
Segundo Mayer (2001,p.184) o impacto multimédia no ensino segue diversos princípios: Princípio multimédia; princípio de contiguidade espacial; princípio da ticontiguidade temporal; princípio da coerência; princípio da modalidade; princípio da redundância e princípio das diferenças individuais.
As tecnologias tendem a ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, estas torna-se fundamentais no processo de ensino online, pois trata-se da ligação que se estabelece ente os alunos e os respectivos tutores.  

Após a realização de alguns estudos, comprovou-se que os alunos habituados a comparecerem nas aulas têm menos sucesso e não se sentem satisfeitos com a aprendizagem online (Maushak, Chen, Martin, Shaw, & Unfred, 2000), ou seja, o sucesso escolar de cada individuo depende bastante dos recursos técnicos e da forma como são utilizados.
Existem enumeras variedades de ferramentas online, como por exemplo, a impressão, o texto, o vídeo, os gráficos, o áudio, os dispositivos móveis, como é o caso PDASs e smartphones, e a Internet.
A impressão era destacada como sendo um meio fundamental no processo de educação à distância. Esta possui vantagens, como o custo, a flexibilidade e estabilidade, no entanto e devido à evolução da comunidade este foi trocado pelos gráficos e vídeos, assim como pelas videoconferências.


 As videoconferências ao contrário daquilo que se possa pensar possuem características pedagógicas, entre elas:
- Ligação direta e contato físico ente os alunos mais dispersos
- Proporciona-se a oportunidade para alcançar uma aprendizagem de qualidade
- Possibilidade de uma aprendizagem interativa e ao “vivo”

Não é novidade, que atualmente os áudio são cada vez mais utilizados no quotidiano dos indivíduos, iPods, leitores MP3 e Voip, fazem parte das rotinas diárias. Os áudio trazem algumas vantagens para o sucesso do ensino:
- Maior facilidade em recordar e memorizar a informação recebida
- A voz humana é um utensilio fundamental
- Factor de motivação
- O áudio e o vídeo podem ser descarregados através da internet
O software social é constituído pelos serviços de Instant Messaging, IRC, fóruns de internet, blogs, wikis, serviços de rede social etc. Este tipo de sistema realça a importância da interaçao entre os grupos direccionados à aprendizagem e ensino.
     
 O software Open-source surge como resposta ao poder que os fabricantes de software proprietários detinham. Os apoiantes do Open-source protegem o uso de software que está aberto a modificações e é grátis, como forma promover a experimentação e a concorrência. Apesar do Open-Source tornou-se um movimento credível, contando com uma crescente comunidade profissionais experientes de tecnologias da informação, e, porque são muitas pessoas envolvidas a verificar o trabalho um do outro, conseguem produzir software de elevada qualidade e consistência.





Fahy,P.J.,(s/d). As caracteristicas dos Meios de Aprendizagem Interativas Online- Athabasca University

Sem comentários:

Enviar um comentário