quarta-feira, 10 de abril de 2013

A web e o software

Web



Web 2.0 trata-se de um termo concebido em 2004 através da empresa americana O'Reilly Media, a fim de apontar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo por base a designação de Web como plataforma.

Segundo Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly Media, a Web 2.0 "é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva".




Web Social


“A web social não é uma moda, mas sim um espaço de partilha, troca , de interaçoes constantes, de criação e manutenção de comunidades sobre tudo e sobre nada, no qual as empresas têm de adoptar uma postura de total transparência e abertura” Hugo Neves da Silva
Web Social é um conjunto de relações sociais que ligam as pessoas através da  World Wibe Web. A web social engloba sites e softwares desenvolvidos para apoiar e promover a interação social. A Web social está rapidamente reinventando, indo além das simples aplicações web que conectam os indivíduos pra se tornar uma forma totalmente nova de vida.




Fonte : http://fr.wikipedia.org/wiki/Web_social 

Software Social


É considerado Software social qualquer rede online que permite aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento nua dimensão social, realçando o potencial humano. É constituído por um número de tecnologias utilizadas para a comunicação entre indivíduos através da internet.
Este tipo de sistema tecnológico provoca um impacto bastante positivo nos indivíduos da actualidade, através do chamado e-Learning (ensino à distância); blogs; fóruns; mensagens instantâneas; dispositivos de interacção síncrona e assíncrona. Devido ao grande impacto, o software social, quando não utilizado de forma correta poderá criar situações de dependência, cabe a cada pessoa escolher os melhores métodos para usufruir destes sistemas tecnológicos de forma positiva. O objetivo do Software social é utilizar o poder do processamento dos computadores para permitir e estimular as relações do grupo.
Vantagens :
- Posiibilidade de todos serem criadores, professores e alunos
- Enfase no uso das tecnologias
- Espirito de abertura, a informação circula de forma aberta
É importante  ter em conta os seguintes aspectos:
- Saber seleccionar a informação desejada
- Compreender a fidedignidade das informações recolhidas
- Não colocar qualquer tipo de informação pessoal que possa colocar o individuo  em situação de risco 




Fonte: http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/softconhecimento.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário